ORÁRIO DE VERÃO VOLTA EM NOVEMBRO DE 2025


Depois de seis anos de pausa, o Horário de Verão vai voltar ao calendário brasileiro. O governo definiu que a medida será implementada a partir de 16 de novembro e seguirá até 15 de março de 2026.

O anúncio vem em resposta a recomendações de especialistas do setor elétrico, que alertaram para um aumento de consumo de energia entre o fim da tarde e o início da noite.

O adiantamento dos relógios em uma hora busca aliviar essa sobrecarga, gerando benefícios indiretos para a economia e o lazer.

A mudança vai atingir os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A partir da meia-noite do dia 16 de novembro, os relógios nesses estados deverão ser adiantados em uma hora. 

O retorno ao horário normal ocorrerá à meia-noite de 15 de março de 2026. As regiões Norte e Nordeste, no entanto, não participarão da mudança e continuarão com o horário padrão.

Durante os quatro meses, o país ficará dividido em dois fusos, o que exigirá atenção redobrada para viagens, transmissões de TV e eventos nacionais.

Mas primeiro o pessoal da política vai ver se afetará as eleições do próximo ano, se afetar não volta o oratório de verão. Tudo no Brasil é para ganhar voto, o povo não interessa para eles. 

 


Compartilhe essa notícia